Ele não é um nome muito conhecido no Brasil, mas Elon Musk, 36 anos, é um dos maiores visionários no mundo dos negócios. Seus domínios englobam a exploração espacial, a produção de carros movidos a energia elétrica e a expansão no uso de painéis solares para captação de energia nas cidades.
Nascido na África do Sul, Musk iniciou seu primeiro grande negócio em 1995, o gerenciador de conteúdo para internet Zip2, nos primórdios da internet comercial, vendida por US$ 300 milhões em 1999 para a AltaVista.
Em seguida, emplacou seu segundo grande negócio fundando a X.com, mais tarde conhecida como PayPal, o sistema online de transações financeiras via e-mail. Em 2002, o eBay comprou o PayPal por US$ 1.5 bilhões. Musk detinha 11,7% das ações da empresa.
O capítulo mais impressionante de sua carreira vinha em seguida, com a visão que Musk tinha há tempos de que o futuro estava em mercados como a exploração espacial e o investimento em fontes "verdes" de energia.
Saindo totalmente do mercado de internet, Musk fundou a Space Exploration Technologies (ou SpaceX), investindo na produção de foguetes para lançamento de satélites e suprimentos para estações orbitais, num custo 80% (!!!) inferior às tecnologias existentes. Bem-sucedido novamente, sua empresa já possui contratos de fornecimento de foguetes para a NASA.
Outro caso de sucesso é a Tesla Motors, com a produção de carros totalmente movidos a energia elétrica. O Tesla Roadster já tem toda a produção de 2007 e parte de 2008 vendida. A visão de Musk é fazer a Tesla inspirar os grandes fabricantes a uma corrida pelo mercado de carros ecológicos e, assim, reduzir de forma significativa a emissão de gases poluentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário